AQUI AINDA, um lugar que seja delas

SINOPSE

A esperança toda numa noite… um espetáculo celebração, um espetáculo homenagem, uma festa, ou todo o contrário!
Celebrar, celebrar apesar da negritude da incerteza do amanhã… Um lugar de questionamento, de olhar sobre e para o Teatro.
Uma criação em que se pretende partilhar, questionar e refletir, com o público, a pertinência do Teatro e, em particular, do trabalho da Escola de Mulheres. A companhia impôs brechas no panorama teatral nacional e o Manifesto que substanciava a sua criação em 1995 traçava o objetivo de reconhecer o papel da mulher nas artes em geral e no teatro em particular, trazer para a ribalta o trabalho muitas vezes ignorado ou menosprezado de encenadoras, produtoras, dramaturgas e técnicas, entre outras.

O que mudou desde então? O que fica por detrás do pano do agora e do amanhã?

SOBRE O ESPETÁCULO

Este espetáculo nasce de um lugar de questionamento, sobre e para a Escola de Mulheres. O que originou a sua criação, as mulheres que a fizeram, o seu percurso, o momento presente e o futuro.
Deste lugar, nasceu um convite à autora e atriz Teresa Coutinho que com o seu olhar e cumplicidade nos brinda com um texto homenagem à companhia e a todas e todos fazedores do seu percurso. Nesta criação celebramo-nos, já que tal nos é permitido. Esta criação pretende partilhar, questionar e refletir a pertinência do trabalho da Escola de Mulheres e do manifesto que substancia a sua criação em 1995, mas também abrir uma fresta, através da qual se vislumbre o futuro que pretendemos que seja de continuidade renovada!
A música original de André Júlio Turquesa, a sua primeira colaboração com a companhia, ancora-nos num lugar de festa que nos faz viajar, ao mesmo tempo que as palavras da autora nos levam a bastidores de ensaios, discussões sobre o porquê, entrevistas revisitadas ou a momentos de puro trabalho de ator.
Ter a árdua tarefa de, pela primeira vez, assinar uma encenação para a companhia é de muita responsabilidade e sobressalto, mas a sua concretização só se tornou possível pela cumplicidade, pela entrega e pelo profissionalismo de uma equipa dedicada a cada momento e que comigo ergueu este espetáculo que agora partilhamos. À Marta (cúmplice e parceira maior), à Ana, à Sofia, ao Vitor, à Inês, à Teresa, ao André, ao Paulo, à Sophia, à Cristiana, ao Ricardo, à Gabriela, ao Luís e ao Valério, a minha mais sincera gratidão.

Que esta sala seja uma avenida! A festa é como ela quiser! A festa é aqui! É já!

Ruy Malheiro

Ficha técnica e artística

texto original TERESA COUTINHO | encenação RUY MALHEIRO | cocriação e interpretação ANA SAMPAIO E MAIA, MARTA LAPA, SOFIA FIALHO e VITOR ALVES DA SILVA | música original ANDRÉ JÚLIO TURQUESA | coreografia MARTA LAPA | desenho de luz PAULO SANTOS | figurinos VITOR ALVES DA SILVA | fotografia VALÉRIO ROMÃO | design gráfico GABRIELA SANTOS e LUÍS LOURENÇO | estagiários do Curso Profissional de Interpretação e Animação Circense – EPAOE – CRISTIANA INÊS e RICARDO BAIÃO

operação técnica SOPHIA COSTA | direção de produção RUY MALHEIRO | assistência de produção INÊS MATOS