Agosto em Osage

Todas as famílias felizes são idênticas e todas as famílias infelizes também o são à sua maneira. Quando, numa noite de verão, no meio rural de Oklahoma, o patriarca alcoólico desaparece misteriosamente, o grande clã dos Weston reúne-se imediatamente para consolo da mãe e para apurarem o motivo do desaparecimento do pai. Vendo-se forçada a confrontar verdades escondidas e segredos surpreendentes, a família acaba por se envolver numa discussão com a matriarca Violet, uma mulher viciada em fármacos e instável psicologicamente, que se encontra no meio desta tempestuosa família.

Quando li a primeira vez “August: Osage County” de Tracy Letts pareceu-me viajar no interior do Teatro Realista americano do séc. XX e cruzar-me com algumas das personagens mais atormentadas e marcantes de Albee, O’Neill e Tennessee Williams, renascidas em Oklahoma, uma geração depois, sem nada terem aprendido das experiências das suas vidas passadas. Talvez mais pequeno-burguesas, menos heroicas e por isso, talvez, um pouco risíveis no esbracejar dos seus pequenos/grandes conflitos. Mais tragicamente no nosso tempo, podemos acrescentar.
Se Albee em Quem tem medo de Virgínia Woolf ? (1960) destruía o Sonho Americano no seio de um pequeno núcleo familiar num Campus Universitário, já O’Neill em A Longa Jornada para a Noite (1942/1956) nos colocava frente à falência dos valores tradicionais da família americana. Em todos eles, Williams incluído, a Família idílica, base da versão conservadora do Sonho Americano, era desmascarada na sua falsidade. A própria experiência traumática dos autores nas suas relações parentais foi matéria para a criação de obras inesquecíveis que tanto perturbaram a sociedade americana e dividiram os públicos. O’Neill e Tennessee Williams, tal como Letts, receberam Prémios Pulitzer. A Albee, por Quem tem medo…, em 63, embora nomeado, o prémio foi recusado pelo tema considerado obsceno – sexo e adultério. Passaram 50 anos e a problemática da família disfuncional tornou-se recorrente no Teatro, no Cinema e na Televisão. Parece ser ponto assente que as maiores violências ocorrem no seio da família e esta, pela universalidade da sua temática, produz sempre em nós ecos afetivos, quer seja evocada na nossa ou noutra sociedade mais distante.

“Agosto em Osage” é uma daquelas obras produtora de emoções, convoca o riso e o choro, obriga-nos a identificações. De surpresa em surpresa e pela maestria da sua escrita somos obrigados a reviver situações em que fomos protagonistas. Carrascos ou vítimas, todos nós nos reconhecemos em algumas daquelas personagens, como moscas apanhadas na teia e prestes a ser devoradas por uma aranha assustadora…
Grandes papéis para grandes Intérpretes. À Encenadora cabe, unicamente, o papel de dirigir uma orquestra de solistas para que o espetáculo possa despertar no público TERROR e PIEDADE. Fernanda Lapa, Lisboa, Maio 2009

autoria TRACY LETTS
tradução PEDRO GORMAM