COMEMORAÇÕES NACIONAIS CENTENÁRIO BERNARDO SANTARENO

Em 2020 comemora-se o Centenário de Bernardo Santareno, considerado como o maior  Dramaturgo português do Século XX. Sempre vítima da Censura durante o regime de Salazar, pareceu-nos chegar a ocasião de lhe prestar a justiça que merece. Assim sendo, com a coordenação de Fernanda Lapa, diretora artística da Escola de Mulheres, foi criada uma Rede de Parceiros, entre Câmaras Municipais, Museus, Universidades, Grupos de Teatro Profissional e Amador, entre outras entidades.

Iniciativa da atriz e encenadora Fernanda Lapa e da sua Escola de Mulheres, o programa de comemorações teve a sua abertura oficial no dia 18 de janeiro de 2020 com um colóquio e uma exposição na Fundação Calouste Gulbenkian, organizados pela fundação em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores e pela Escola de Mulheres-Oficina de Teatro.

coordenação FERNANDA LAPA
produção RUY MALHEIRO
assistência de produção FRANÇOISE ARIEL | MARIA AUGUSTA FERNANDES

ABERTURA DAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DE BERNARDO SANTARENO

É no Homem, nas suas urgentes e sangrentas ansiedades, que está a raíz da actual criação dramática

Local – Anfiteatro 2 da Fundação Calouste Gulbenkian
Data – 18 de janeiro de 2020 das 10h às 18h

Organização – Fundação Calouste Gulbenkian | Associação Portuguesa de Escritores | Escola de Mulheres-Oficina de Teatro

10 h – Sessão de Abertura
Secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media – Dr. Nuno Artur Silva
Administrador da Fundação Calouste Gulbenkian – Dr. Guilherme d’Oliveira Martins
Representante da Associação Portuguesa de Escritores – Dr. José Manuel Vasconcelos
Directora Artística da Escola de Mulheres – Fernanda Lapa

10h 30m – 11h 10m – Conferência de Abertura
Susana Moura – “Bernardo Santareno: Teatro, Utopia, Performatividade”

Eu creio que, na verdade, é aos encenadores que compete o mais importante papel na luta por um teatro popular

11h 20m – 13h
1º painel – Moderador- Paulo Filipe Monteiro | Oradores – Graeme Pulleyn, Miguel Moreira, Nuno Carinhas, Álvaro Garrido.

Intervalo Almoço

O texto de uma peça pode ser belo através da leitura, mas nunca, uma coisa que nasce para ser gritada, é tão bela como quando a podemos sussurrar

14h 30m – 16h
2º painel – Moderador Ruy Malheiro | Oradores – José Manuel Mendes (APE), Júlio Gago, José Manuel Vasconcelos (APE), Carina Infante do Carmo (APE)

O Homem de Teatro necessita do público de uma maneira carnal, pois o Teatro é, em si mesmo, a expressão artística mais carnal de todas

16h 20m – 17h 30m
3º painel – Moderadora Fernanda Lapa | Oradores -Vicente Batalha, Carlos Avilez, Luís Castro, Antonino Solmer

17h 40m – 18h
Documentário de Luís Filipe Costa “Bernardo Santareno Português Escritor Médico” .