A LOUCURA É O MAIS CREDÍVEL ORÁCULO

Corria o ano de 2017 quando desenhamos o futuro da companhia para o quadriénio 2018-2021, projetámos para 2021 duas criações com uma temática comum – A Loucura.  Estávamos longe de imaginar que neste quadriénio seríamos devastados por uma pandemia a nível Global e que perderíamos uma das nossas pedras basilares, Fernanda Lapa, Cofundadora e Diretora Artística desta companhia desde a sua criação e minha mãe. 

A temática não podia fazer mais sentido. A pandemia atirou-nos para esta nova realidade onde os limites/contornos da “loucura” se esbatem. Vivermos confinados e subtraídos de abraços, de beijos ou simplesmente de encontros, empurrou-nos para dentro, para dentro das nossas casas, para dentro das nossas cabeças. Essa foi a proposta da Cláudia R. Sampaio, estarmos dentro da sua cabeça que também é a nossa cabeça e que poderá também ser a sua.

A nossa vida é no Teatro, que é o que está dentro das nossas cabeças, um teatro vazio ou quase vazio, habitado apenas por um “Eu” que se questiona, confronta e desmultiplica na procura de uma qualquer possibilidade de futuro. 

Bem-vindos à nossa cabeça.
Marta Lapa


Se está a ler-me neste momento é porque está dentro da minha cabeça. Saberá dizer-me o que está dentro de uma cabeça? Saberá dizer-me se neste teatro, neste pensamento, conseguirei chegar à verdade? A verdade caberá na memória de uma imagem? Porque apesar de haver uma imagem não quer dizer que este lugar exista.

Muito embora a realidade seja algo que nunca sabemos como é, muito menos através de uma imagem de um lugar que nem sequer sabemos se existe.

O que não quer dizer que todas as coisas que realmente existem caibam nesta imagem, nem quer dizer que estejam realmente dentro da minha cabeça.
Cláudia R. Sampaio

Ficha técnica e artística
Texto Cláudia R. Sampaio
Encenação e espaço cénico Marta Lapa
Intérpretes e cocriadores: Margarida Cardeal e Vítor Alves da Silva
Música original Sandra Martins
Desenho de luz Paulo Santos
Figurinos Marta Lapa e Vítor Alves da Silva 
Fotografia Valério Romão
Ilustração cartaz Cláudia R. Sampaio
Design gráfico Ruy Malheiro

Execução de Figurinos Vitor Alves da Silva
Operação técnica Sofia Costa
Direção de produção e comunicação Ruy Malheiro
Produção executiva e bilheteira Telma Grova
Frente de sala Ana Grova

Direção artística da Escola de Mulheres Marta Lapa e Ruy Malheiro

M/18
70ª produção Escola de Mulheres

Estreia 29 e 30 de abril 2021
temporada de 5 a 16 de maio
4ª a domingo às 20h00
SALA DE TEATRO DO CLUBE ESTEFÂNIA

Comentários estão fechados.