Centenário Santareno

© Miguel de Jesus Pereira

Em 2020 comemora-se o Centenário de Bernardo Santareno, considerado como o maior  Dramaturgo português do Século XX. Sempre vítima da Censura durante o regime de Salazar, pareceu-nos chegar a ocasião de lhe prestar a justiça que merece. Assim sendo, com a coordenação de Fernanda Lapa, diretora artística da Escola de Mulheres, está a ser criada uma Rede de Parceiros, entre Câmaras Municipais, Museus, Universidades, Grupos de Teatro Profissional e Amador, entre outras entidades.

Iniciativa da atriz e encenadora Fernanda Lapa e da sua Escola de Mulheres, o programa de comemorações começa no dia 18 de janeiro de 2020 com um colóquio e uma exposição na Fundação Calouste Gulbenkian, organizados pela fundação em parceria com a Associação Portuguesa de Escritores e pela Escola de Mulheres-Oficina de Teatro.

Um dos pontos altos das celebrações é a estreia da peça “O Pecado de João Agonia”, da autoria do dramaturgo, uma obra de 1960 em que é abordada a homossexualidade e a repressão social, que se estreará no Teatro da Trindade, encenada por Fernanda Lapa, numa coprodução Escola de Mulheres e Teatro da Trindade | INATEL.

Toda a Programação, Artigos, Entrevistas e outros encontram-se disponíveis em:

COMEMORAÇÕES NACIONAIS DO CENTENÁRIO DE BERNARDO SANTARENO – actividades promovidas pela Escola de Mulheres