Leitura Encenada – O Olhar do Outro

O texto O OLHAR DO OUTRO partiu de um trabalho no terreno que se concretizou cerca de 400 entrevistas a imigrantes em Espanha e Portugal e a associações acolhimento, bem como na leitura e pesquisa de documentação escrita sobre a imigração, tanto da parte dos que imigram como das notícias veiculadas pela Comunicação Social Europeia.

Um dos pressupostos da escrita foi o de fazer sentir “o olhar da criança” de forma a conseguir introduzir uma dimensão poética, onde a arte de contar estórias prevalecesse. Julgamos ter chegado a um texto que lança um olhar lúcido mas de esperança, tentando estimular nos espectadores outra maneira de sentir a imigração.
Um texto multicultural, misto teatro, música, dança e audiovisuais.

O texto foi escrito a três mãos, por Isabel Medina (Portugal), Jean-Luc Paliès (França) e Rachid Mountasar (Marrocos), sob a coordenação de Pedro Alvarez – Ossório de Espanha.

O OLHAR DO OUTRO
Quatro imigrantes e um misterioso musico português encontram-se numa praia. Porque estão ali? Que laços os unem? Que segredos escondem?”

O OLHAR DO OUTRO é uma reflexão sobre quem somos, num mundo em mudança marcado pela imigração, numa interligação de culturas, línguas, religiões e raças.

Debate após leitura encenada:
Moderadora: Isabel Medina
Oradores: Pedro Álvarez-Ossório

intérpretes ALBANO JERÓNIMO | FERNANDA LAPA | LEONOR SEIXAS | ROGÉRO SAMORA | SÃO JOSÉ CORREIA

 
autoria ISABEL MEDINA | JEAN-LUC PALIÈS | RACHID MONTASAR
direcção ISABEL MEDINA
coordenação do espaço ANA VAZ
acompanhamento musical JOÃO BENGALA

execução de luz e som PEDRO CAVALEIRO
assistência SARA CARINHAS
follow spot INÊS POMBO
fotos VANDA DE MELLO

produção MANUELA JORGE

 

Café Teatro da Comuna

Evento Único dia 30 de Janeiro, 2006