O Argumento – Product

O ArgumentoEla é uma jovem estrela em ascensão. Precisa acima de tudo de um argumento que a salve do inferno dos filmes classe B. Um guião que consiga equilibrar integridade artística e recordes de bilheteira. Ele acha que tem a ideia perfeita – apresenta-lhe uma personagem, Amy que é uma jovem executiva de topo. Vítima indireta do atentado de 2001 às Torres Gémeas, Amy carrega a morte de Troy como uma ferida por estancar.
De regresso a Londres depois de uma viagem de trabalho, Amy conhece Mohammed, um muçulmano misterioso a quem oferece boleia e com quem rapidamente se envolve, até descobrir que Mohammed integra um corpo de bombistas suicidas da Jihad cuja missão é fazer explodir alguns dos mais célebres monumentos europeus um argumento que consegue misturar uma tórrida história de Amor com o espectro sombrio do Terrorismo e grandes, enormes explosões.

Com Product, Ravenhill pega nas convenções dramáticas aceites e oferece-nos uma narrativa veloz com uma intriga engenhosa de âmbito épico. A peça não nos permite apenas concordar ou discordar com a temática. Convida-nos antes, com um humor espirituoso e uma análise incisiva, a perguntar como podemos compreender melhor as nossas próprias respostas aos tempos que atualmente atravessamos. O Argumento – Product não aparece apenas como uma das reações mais eloquentes do teatro à nova (des)ordem mundial, contribui para estabelecer Ravenhill como uma das vozes mais originais e articuladas que surgiu no teatro britânico nos últimos vinte anos. Mark Ravenhill sentiu necessidade de regressar a um dispositivo teatral simples, privilegiando uma comunicação direta. O resultado foi precisamente O Argumento – Product, um monólogo escrito (e interpretado pelo próprio, na sua estreia mundial), onde um produtor de cinema narra a história do guião do seu próximo filme à atriz que pretende contratar.

autoria MARK RAVENHILL
tradução, dramaturgia e encenação ISABEL MEDINA
cenografia RUI ALEXANDRE
desenho de luz e assistência de encenação INÊS POMBO