A Noite das Tríbades

A Noite das Tríbades

A Noite das Tríbades”, de Per Olov Enquist, teve a sua primeira produção no Reino Unido no Hampstead Theatre em 1978 e foi representada em Portugal numa encenação de Fernanda Lapa no Teatro da Trindade, em 1985. Estreou com a presença do Autor que realizou um colóquio na Fundação Calouste. Gulbenkian sobre a sua peça e o teatro e vida de Strindberg, de que é um dos maiores especialistas suecos.

A cena passa-se durante um ensaio de “A Mais Forte” de Strindberg, num teatro transformado em armazém de cervejas na Dinamarca. Siri Von Essen, de quem está divorciado, resolve voltar ao teatro, e com a sua atual companheira, Marie Caroline David e o ator Viggo Schiwe, que interpretou o papel de João na Menina Júlia, tentam montar o espetáculo. Strindberg vai assistir ao ensaio e o resultado é um confronto violento, durante o qual são debatidas apaixonadamente as questões do Género e da Arte, ajudando-nos a compreender a personagem fascinante de Strindberg e, consequentemente a sua obra.

autoria PER OLOV ENQUIST
tradução PAULO FILIPE MONTEIRO
encenação FERNANDA LAPA
assistência de encenação MARTA LAPA
desenho de luz MARINEL MATOS | FERNANDA LAPA
fotografia MANUELA JORGE e EDGAR FONSECA

com FILOMENA CAUTELA | LUÍS GASPAR | MARGARIDA CARDEAL | SÉRGIO PRAIA

apoio
Câmara Municipal de Lisboa, Plural

Agradecimentos
Teatro Maria Matos, Teatro Nacional D. Maria II, Comuna Teatro Pesquisa, Plural Camarins, Plural Cenários, restaurante JóJó, Paulo Bastos, Paulo Moreira, Francisco, Paula Morais, Zé Rui, André Pato, Graça Cunha, Paula Martins, Maria Filomena Fernandes Dias

Espaço Escola de Mulheres (Clube Estefânia)
de 18 de Outubro a 17 de Novembro, 2013

Os comentários estão fechados