Workshop Método de Análise Ativa

WORKSHOP MÉTODO DE ANÁLISE ATIVA

O Método de Análise Ativa evolui a partir do Método das Ações Físicas, iniciado por Stanislavski depois de muito influenciado pelos seus ex-alunos Michael Tchékhov e Meyerhold. Como o próprio nome indica, a análise do texto é feita ativamente “nas tábuas”, efetuando “études” sobre a cena, seguidos de uma análise do sucedido, procurando relacioná-lo com o texto. É o método ensinado na Rússia na generalidade das escolas de Teatro, cada uma delas apropriando-se dele de uma forma particular.

Durante o workshop será trabalhada uma cena de uma peça realista, analisando ativamente uma cena, identificando os objetivos do personagem, as ações a que recorre para tentar cumprir os seus objetivos e os obstáculos com que se depara nesse processo, dentro das circunstâncias sugeridas pelo texto. O participante no workshop será, no final, capaz de interpretar a cena, reagindo sensorialmente, dividindo-a em unidades depois de identificados os acontecimentos que ocorrem na cena.

Nicolau Antunes [formador]

Nicolau Antunes. Formador. Frequência do curso de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema em Lisboa. Como bolseiro F. C. Gulbenkian, concluiu em 2005 o Master of Arts in Theatre Direction na Middlesex University em Londres, com estudos feitos em Moscovo (GITIS) e em Bangkok. Estudos de Qualificação Avançada, Faculdade Encenação Academia Russa de Arte Teatral (GITIS), Moscovo.

Como pedagogo: conceção de vários workshops de preparação de ator em grupos de teatro universitário – CITAC, TEUC e dISPArteatro; formador de vários workshops no Centro Em Movimento em Lisboa – Do teatro à performance, Verticalidade, Acções físicas para o ator e Improvisação, entre 02 e 06.

Orador convidado Colóquio Interdisciplinar de Psicossomática Espaço, Tempo e Identidade no ISPA tema O corpo e a corporalidade na arte, 06. Workshop e comunicação Improvisação e Espontaneidade, IX Congresso de Psicodrama, 08.

Docente desde 07 na Licenciatura e Mestrado em Teatro, Univ. Évora onde lecionou várias disciplinas nas áreas da atuação, improvisação, corpo e projeto.