Na sequência de um concurso de escrita para teatro de curta duração promovido pelas duas entidades coprodutoras, foram apresentados os quatro espetáculos resultantes das quatro obras vencedoras do mesmo:
NÃO TENTES PERCEBER O QUE (TE) ESCREVI de A. Branco
BROTHER’S de Márcia Antónia Gomes
A BOCA DA NOITE de Tiago Torres da Silva
e
TOYBOAT de Tiago Bôto e Wagner Borges
As quatro obras, de 15 minutos cada, foram apresentadas numa sessão contínua de 1h. Esta junção de quatro quartos de hora esteve na origem do nome do concurso e respetiva mostra.
Quatro obras distintas, de tema livre, condicionadas por uma cenografia e desenho de luz fechados previamente. O dispositivo cenográfico e desenho de luz criados para o espetáculo “Breviário para um Extermínio Silencioso”, produção da Escola de Mulheres, com estreia a 22 de Outubro de 2015, foram os pressupostos que impulsionaram o concurso, tendo sido, simultaneamente, mote condicionante para os criativos.
O júri do concurso foi composto por Cucha Carvalheiro, encenadora e actriz; Manuela Jorge, diretora de produção e Rui Neto, ator e encenador.
Resumos das Obras e respectivas Fichas Técnicas e Artísticas
Não tentes perceber o que (te) escrevi
Uma mulher combina um encontro com outra mulher. Será um último encontro ou antes o início de qualquer coisa? Têm um passado, coisas por resolver. Duas mulheres encontram-se num jardim dispostas a ler uma carta.
Ficha Técnica e Artística
Texto e Encenação: A. Branco
Interpretação: Helena Veloso e Sara Costa
Ilustrações, Design e Vídeo: Pedro Loureiro
Classificação Etária M/12
Brother’s
Em “Brother´s” narram-se os desencontros de três personagens que partilham as inquietações de uma geração que vive entre a necessidade de enfrentar o mundo real e as alienações sociais. Nesse sentido, estabelecem entre si uma relação tensa e conflituosa.
Entre G. que mascara a sua personalidade com as tendências narcisistas da sociedade actual, e P. que consome obsessivamente os vícios de uma passividade ideológica, está A., a morta que ressuscita ao adquirir o direito a exprimir-se e que exalta o eco de uma consciência escondida, consciência essa que idolatra a ilusão de alcançar um ideal de vida pacífico. G. e P. confrontam-se nas palavras, nos gestos e nas atitudes, manuseiam o leque das culpabilidades, mantendo-se equidistantes de uma realidade ficcionada de que tentam afastar-se. Assim, a comida é virtual, como virtual é a imagem que G. tenta construir para si própria.
No final, as três personagens escapam à espiral destrutiva que os envolve e encontram refúgio na tábua de salvação possível, a ideia de fuga para além das fronteiras que os cercam.
Ficha Técnica e Artística
Brother’s
Texto original de: Márcia Antónia Gomes
Encenação e Dramaturgia: Paulo Barrosa
Vídeo: Eduardo Morais
Figurinos e Adereços de cena: Raquel Campos
Representação: Gisela Maria Matos; Luís Puto; Márcia Antónia Gomes.
Classificação Etária M/16
A Boca da Noite
Uma mulher desperta abandonada sobre uma mesa com a roupa rasgada e ensanguentada. Não sabe onde está. Sabe que vem de um país que jamais a receberá de volta. Sabe que está num país que jamais a acolherá. A recordação de ter sido violada fá-la ter a certeza de se ter tornada apátrida. Sem medo e sem esperança, ela foge do futuro da mesma forma que foge do passado, sem nenhum rumo, correndo na direcção do escuro, do desconhecido, da boca da noite. No final, é com uma pergunta que ela dirige ao público que tentamos perceber se não andamos todos a correr para a boca da noite.
Um espectáculo que pretende pensar o drama dos refugiados hoje em dia e a necessidade que há de acolher os mais frágeis quando países como a Alemanha, a Áustria ou a Hungria começam a reerguer fronteiras que se pensava estarem banidas para sempre.
Ficha Técnica e Artística
Texto e Encenação: Tiago Torres da Silva
Interpretação: Maria Carson
Classificação Etária M/16
TOYBOAT
Há um sonho partilhado por dois homens, dois anti-heróis, que procuram esquecer a memória.
Há uma preocupação puritana. E uma mulher. E o medo.
A fuga ou a vontade de ficar.
Sabe-se que mesmo antes da queda, já se encontrou rendição.
Um jogo difícil.
Ninguém possui regras.
Só consequências. Eles recriam um universo próprio, um ambiente de mistério, uma armadilha onde nada é e tudo existe.
Melhor reinar no Inferno do que obedecer no Céu.
Ficha Técnica e Artística
Uma criação de Tiago Bôto e Wagner Borges
Texto: Tiago Bôto
Interpretação: Tiago Bôto e Wagner Borges
Vídeo, Figurinos e Paisagem Sonora: Tiago Bôto e Wagner Borges
Participação em vídeo: Filipa Leão
Classificação Etária M/16
QUATRO QUARTOS – Ficha técnica
Coordenação artística ISABEL MEDINA
Júri do Concurso de escrita CUCHA CARVALHEIRO | MANUELA JORGE | RUI NETO
Espaço cénico RUI NETO
Desenho de Luz JOÃO RAFAEL DA SILVA
Operação Técnica MANUELA JORGE (luz) | RUY MALHEIRO (vídeo e áudio)
Coordenação de Produção RUY MALHEIRO
Co-produção Escola de Mulheres – Oficina de Teatro e Delphos Núcleo de Intervenção Cultural
Espaço Escola de Mulheres – Clube Estefânia
19 a 29 de Novembro de 2015
quinta a sábado às 21h30 e domingos às 16h30